Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Sávio de Almeida recebe medalha Zumbi dos Palmares

    Os movimentos sociais ligados à causa negra foram homenageados em sessão solene da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 23. Por iniciativa conjunta do deputado Judson Cabral (PT) e da vereadora Heloisa Helena (PSOL), o historiador Luiz Sávio de Almeida recebeu a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares pelos relevantes serviços em prol da preservação e desenvolvimento da História, das Artes e cultura do Estado de Alagoas.

    O professor Luiz Sávio de Almeida ofereceu a honraria entregue pelo Legislativo ao povo negro. “Na verdade, o homenageado não sou eu, mas o povo negro e a sua história”, afirmou ele. “Garanto que é um sentimento de agradecimento ao receber essa medalha, mas apenas fiz expressar a grandiosidade desse povo negro e à sua história”, completou Sávio.

    O professor Luiz Sávio de Almeida possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Educação pela universidade de Michigan e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil. Autor de diversos livros, publicados em sua maioria pela Editora Universitária (Edufal), participou ativamente da última Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada no início do mês, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, com a realização de mesas-redondas, tendo como tema as temáticas do negro e do índio.

    O deputado Judson Cabral explicou que sua iniciativa de conceder a homenagem representa a continuidade da comemoração da Semana da Consciência Negra, bem como o reconhecimento à atuação do historiador. “O professor Luiz Sávio tem uma atuação de reconhecimento ao papel do negro na História do Brasil”, destacou Cabral.

    A vereadora Heloisa Helena, que também participou da sessão solene, disse que a sua iniciativa foi motivada por uma solicitação do movimento negro. “As mulheres negras merecem todas as formas de honraria. Luiz Sávio é um intelectual engajado, que dedica sua vida à causa negra, daí a sua importância para este momento solene, de grande alegria para todos nós”, afirmou a vereadora.

    A atriz e cantora Zezé Motta também seria agraciada com a mesma Medalha. Porém, no final da manhã ela enviou um ofício se desculpando pela ausência. No documento, ela explica que em virtude de atraso nas gravações da minissérie “Cinquentinha”, da Rede Globo de Televisão, da qual ela integra o elenco, não poderia assumir nenhum compromisso, assim como todos os demais integrantes da equipe. “Mas ela faz questão em agendar uma outra data. Ela não quer que esta Medalha seja entregue a outra pessoa em nome dela”, fez questão de salientar a vereadora Heloisa Helena.

    Para a solenidade, representações de várias representações étnicas se fizeram presentes, ocupando o plenário da Assembleia Legislativa. Alunos de escolas públicas também acompanharam a sessão.

    • Publicações747
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-savio-de-almeida-recebe-medalha-zumbi-dos-palmares/2014413

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)