Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em Defesa da Legalidade

    Por telegrama expedido às 13.55h desta terça-feira, pelo desembargador do Superior Tribunal de Justiça, ministro Haroldo Rodrigues, o Poder Judiciário alagoano está devidamente informado sobre a impossibilidade de cumprimento da descabida decisão monocrática, infligida por um desembargador, de determinar a detenção dos integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

    Pelo arcabouço constitucional vigente em nosso País, descabe o caminho tomado pela autoridade judiciária de impor o afastamento de integrantes do Poder Legislativo, sem entrar em mérito processual. A Mesa Diretora, ao desconsiderar a decisão liminarmente adotada por essa autoridade, acatou uma posição da maioria absoluta do colegiado, que observou em tal conduta o desvirtuamento do que preceitua o Estatuto Parlamentar.

    Diante desse ato de violência contra o Estado de Direito Democrático, que dispensa ao próprio Poder Legislativo a prerrogativa de examinar assuntos relacionados a afastamentos eventuais de seus integrantes da atividade parlamentar, a Mesa Diretora invoca decisão recente do presidente da mais alta Corte de Justiça do Brasil.

    Vale ainda salientar que a sentença solitária da autoridade judiciária local foi perpetrada num momento em que a Comissão de Ética da Assembléia Legislativa já apreciava a representação feita pela Mesa Diretora contra o deputado Cícero Ferro, no que concerne ao aspecto de afastamento do exercício do mandato.

    A Mesa Diretora, observando princípio contido nas Constituições Federal e Estadual, segundo o qual os Poderes são harmônicos e independentes entre si, repele as ações que colidam com a legalidade e reafirma o desejo de construir cada vez mais um Poder Legislativo forte, transparente, atuante e que contribua com o desenvolvimento do Estado de Alagoas.

    Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

    • Publicações747
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-defesa-da-legalidade/1924803

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)